Postagem em destaque

[Indicação] Melhores livros de fantasia publicados no brasil

Nos últimos meses tenho lido apenas fantasia, tive muitas e excelentes leituras. Resolvi fazer,  junto com um amigo, um TOP 10 dos melhores...

segunda-feira, 10 de abril de 2017

[Resenha] Água para Elefantes - Sara Gruen


Nome: 
Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Ano: 2007
Resenha por: Ana Carolina


Sinopse: 
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

        Esse livro nos traz um pouco da verdadeira vida dos artistas de circo dos EUA na época da grande depressão de 1929 e quem nos narra a história é o protagonista, cujo nome é Jacob Jankowski. No início do livro, Jacob está com seus 90 ou 93 anos e vive em uma casa de repouso para idosos, relatando logo no início como é difícil viver naquele lugar tendo 5 filhos e nenhum tendo tempo para cuidar dele. Logo somos remetidos ao passado do personagem através de suas lembranças, onde conhecemos quem foi o verdadeiro Jacob e grande parte de sua história. O livro irá navegar por pontos entre os momentos atuais e o passado, sempre contrapondo a vida do personagem atual com seus tempos de juventude.
        Jacob era um rapaz de 23 anos que cursava o último semestre de medicina veterinária quando uma tragédia aconteceu para mudar sua vida: um acidente de carro mata seus pais. Logo em seguida o rapaz descobre que não tem mais dinheiro algum pois os pais perderam tudo devido as dívidas do banco e por causa da crise. O jovem depois de um tempo volta a faculdade, no entanto, no dia dos exames finais, acaba surtando e sai andado sem rumo pela cidade até que chega numa ferrovia e embarca clandestinamente no primeiro trem que passa por lá.
        Logo o rapaz descobre que aquele trem pertence a um circo e passa a trabalhar por lá para sobreviver. Depois de um tempo o dono do circo descobre que ele é praticamente um veterinário e o coloca para tomar conta dos animais. A partir de então acompanhamos a história do Jacob nesse circo, conhecendo todas as coisas terríveis que estão por trás dos espetáculos dos quais os expectadores só conheciam a beleza. Os trabalhadores adoeciam e não tinham tratamento médico, não recebiam e caso reclamassem ou fossem considerados inúteis, eram jogados para fora do trem. Os animais sofriam maus tratos, desde violência física até alimentos podres.
       Além do protagonista, quatro personagens nos chamam atenção. A artista chamada Marlena por quem Jacob se apaixona. August, o marido de Marlena e domador de animais do circo, que tem um temperamento horrível e personalidade duvidosa. Walter, o anão e palhaço, com quem o rapaz divide alojamento e vivem brigando e, por fim, Rosie, a elefanta, que é inteligente, divertida, doce e o personagem mais simpático e carismático do livro.
         Esse livro possui uma leitura bem leve, agradável e fluida. Um dos principais pontos do livro em que a autora acertou foi na construção dos personagens, pois todos, até mesmo os secundários são bem construídos, coisa que geralmente não é comum se ver nos livros do gênero atuais. Além disso, temos um ambiente muito bem descrito e narrado de forma muito crua e simplória, o que torna alguns pontos ainda mais impactantes aos nossos olhos. Não é uma obra espetacular, tem alguns clichês, mas é um livro muito gostoso de ser lido e que me prendeu muito a atenção.



Nota:

4,0/5/0



Vídeo-resenha:



Nenhum comentário: